No que toca a sentimentos, dependendo do tipo de sentimento, poucas são as pessoas que têm coragem de falar aberta e directamente acerca do que sentem.
Eu, que acredito e defendo que a verdade é melhor que qualquer mentira, pois é mais fácil perdoar uma verdade sincera do que uma mentira, ainda que piedosa.
Tento falar, e acredito que falo, com total sinceridade e frontalidade sobre os meus sentimentos. No entanto, não faço deles um cartaz publicitário.
Falo dos meus sentimentos com as pessoas por quem os sinto. Se nutrir amizade por alguém, digo a esse alguém o que a sua amizade significa para mim; Se me apaixoanr por alguém, com toda a certeza que direi a esse alguém o quão importante é para mim e o significado da paixão que sinto. De igual modo, se não simpatizar com alguém, digo-lhe o porquê de não simpatizar e procuro perceber se estou certa ou errada nos meus motivos, de forma a poder escolher entre conhecer melhor essa pessoa ou afastar-me.
Não tenho receio ou vergonha de dizer o quanto gosto ou não gosto de alguém.
Acredito que as relações entre as pessoas seriam facilitadas se todas tivessem desprendimento de falar dos seus sentimentos.
Quantas vezes nos faz falta ouvir alguém dizer o quanto gosta de nós?! Quantas vezes faz falta a um(a) filho(a) ouvir os seus pais dizerem o quanto gostam dele(a). De igual modo, quantas vezes nos fazem falta critícas constructivas que nos permitam melhorar enquanto pessoas ou noutro qualquer aspecto da nossa vida?!
Somos seres de emoções que podemos exprimir ou reprimir. Uma ou outra atitude dependem em muito da personalidade de cada um(a). A personalidade é algo que construímos com o tempo, não é definitiva. Há traços em nós que podemos mudar com um pouco de esforço, boa vontade e sinceridade por parte de quem nos rodeia.
Não me alongo mais. Acredito que já fiz perceber o meu ponto de vista.
Acrescento, ainda, que tenho consciência que a minha franqueza e sinceridade muitas vezes assustam ou chocam as pessoas que dela são alvo. No entanto, não vou mudar de atitude.
Quem se afastar ou se assustar com a minha sinceridade só me vai demonstrar que não estava a ser sincero comigo e que não estava a demonstrar os seus verdadeiros interesses em relação a mim.
Tenho dito!