Orquídeas Garden

welcome

Não sabia como descrever o que pretendia com este blog. Contudo, com a simplicidade das suas palavras, alguém o conseguiu: «Ninguém é obrigado a partilhar sentimentos... pensamentos, emoções... chamar a atenção para a vida, para o que é importante ou não... nem tem de nos orientar, ou tentar mostrar-nos outras perspectivas da vida... Mas há quem fale de si e dos seus sentimentos... e das suas perspectivas da vida... Então aproveite quem quiser...»(O Último Padrinho)

Não ao Tabaco!



Fumar um cigarro é um acto voluntário ou involuntário?
A seguir a uma refeição... A acompanhar um café... A acompanhar uma bebida... Para fazer uma pausa... Para relaxar... Para acalmar... Para fazer companhia... Para dar segurança... Para fazer companhia a um(a) outro(a) fumador(a)... Quando se sai à noite... Quando não se tem o que fazer... E lá vai um cigarrito ou dois ou três...

Começou por ser uma experiência. Porque os amigos fumavam. Porque se queria saber como é. Como era a sensação de fumar um cigarro.
Começou por ser uma brincadeira. E, depois foi uma brincadeira (cigarro) atrás da outra.
Um dia...
Sem se dar conta acendeu um gigarro... Um acto tão natural... Um hábito. Já há algum tempo que se tem esta atitude sem saber porquê. Fuma-se porque se gosta de fumar.
Até que quando se dá conta...
As mãos suam, não se consegue pensar noutra coisa a não ser no momento em que, finalmente, se vai poder fumar um cigarro ou dois ou três...

Pode começar por ser uma brincadeira, uma experiência, mas, geralmente, acaba sempre por se tornar num vício. E cigarros que foram fumados "por fumar" tornam-se numa necessidade. São necessários para se sentir bem, para estar bem.

E a saúde? Em que momento se pensa nela?!
Nos dias que correm todos sabem de uma forma mais ou menos esclarecida os riscos que correm ao fumar. Ainda que a maioria das pessoas ao ser questionada sobre os riscos para a saúde, advindos do acto de fumar, apenas referir o cancro de pulmão, exitem muitos mais riscos; o maior de todos é a MORTE.

"Riscos a que está sujeito um fumador:
· Bronquite crónica;
· Cancro do pulmão;
· Angina de Peito, Enfarte do Miocárdio (Morte Súbita)."

A estes riscos podemos associar alguns sintomas, como sejam, tosse, catarro, dificuldades respiratórias, entre outros.

Inicialmente a maioria dos fumadores eram homens, contudo, nos dias que correm são as mulheres que ocupam este lugar.
"As mulheres, na sua luta pela emancipação, têm cometido alguns erros de percurso e o do tabagismo foi um deles, ao copiarem uma atitude incorrecta só por ser apanágio dos homens.
E se introduzirmos um novo dado, a pílula anticoncepcional, então saberemos que as mulheres que praticam anticoncepção oral e que fumam têm um risco de acidente cardiovascular bastante importante."


O Cancro
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o tabaco não provoca só cancro de pulmão, provoca também cancro de lábio, de lingua, de faringe, de traqueia, entre outras possiveis consequências.

Fotos




1 comments:

Anónimo disse...

SERA QUE VOU FICAR ASSIM ? FIQUEI CHOCADO ! PARABENS ALGUNS TEMAS INTRESSANTES