
De manhã, qualquer coisa dessa demência nocturna persiste ainda neles, obscurece-lhes o julgamento, rouba-lhes a calma, de forma que qualquer obstáculo os enfurece. O homem sensato só pensa nas suas inquietações quando julga de interesse fazê-lo; no restante tempo pensa noutras coisas e à noite não pensa em coisa nenhuma. Não quero dizer que numa grande crise, por exemplo, quando a ruína está iminente, ou quando um homem tem razões para suspeitar que a mulher o atraiçoa, seja possível, a não ser a alguns espíritos excepcionalmente disciplinados, afastar o tormento nos momentos em que nada se pode fazer para o remediar. Mas é perfeitamente possível afastar as pequenas inquietações de todos os dias, a não ser que seja necessário enfrentá-las. É surpreendente como a felicidade e a eficiência aumentam quando se cultiva um espírito ordenado que pensa adequadamente no momento preciso em vez de inadequadamente em todos os momentos. Quando uma decisão difícil tem de ser encontrada, logo que se reunem todos os dados aplica-se ao assunto a melhor reflexão e decide-se; essa decisão, uma vez tomada, não deve ser corrigida, a não ser que se chegue ao conhecimento de novos factos. Nada é tão fatigante como a indecisão e nada é tão fútil."
Bertrand Russell, in 'A Conquista da Felicidade'
2 comments:
Brilhante! Quando li este texto relembro-me que eu próprio tenho o hábito de quando preciso de pensar na vida, tento ausentar-me e procuro ir para o local onde me sinto melhor para (re)organizar ideias. Lugar esse que é a praia.
Normalmente tenho sucesso! Uma pessoa precisa de parar para pensar de forma a encontrar as melhores soluções para os problemas que lhe aparecem à frente. As indecisões provocam cansaço como tal convém acabar com elas o mais rápido possível! ;)
Beijos carinhosamente revoltados
E peço-te desculpa pelos erros das conjugações verbais utilizadas no texto anterior. :)
Enviar um comentário