Orquídeas Garden

welcome

Não sabia como descrever o que pretendia com este blog. Contudo, com a simplicidade das suas palavras, alguém o conseguiu: «Ninguém é obrigado a partilhar sentimentos... pensamentos, emoções... chamar a atenção para a vida, para o que é importante ou não... nem tem de nos orientar, ou tentar mostrar-nos outras perspectivas da vida... Mas há quem fale de si e dos seus sentimentos... e das suas perspectivas da vida... Então aproveite quem quiser...»(O Último Padrinho)

Bandeira de portugal


Estamos a viver um tempo de patriotismo, de união de um povo em torno de um sonho e de um objectivo - ser campeões mundiais de futebol.
Este sonho é vivido pela maioria do povo português e pelos seus representantes, a Selecção Portuguesa de Futebol.
Num tempo em que tantas bandeiras de Portugal estão espalhadas pelas ruas, em janelas ou varandas, automóveis, t-shirts, cachecóis, bonés, etc.; penso que será importante ter a noção de que a bandeira de Portugal não é um símbolo futebolistico, mas sim o símbolo de uma nação, o símbolo de uma républica - Républica Portuguesa.

Um olhar sobre a bandeira Portuguesa:

«Bandeira instituída em Novembro de 1910, pouco depois da implantação da República em Portugal (5 de Outubro de 1910).


Simbologia da bandeira portuguesa:

Verde: O verde no ideário positivista e republicano (séculos XIX e XX), simboliza as nações que são guiadas pela ciência. Na versão popular simboliza a esperança no futuro;

Vermelho rubro: O vermelho é a cor das revoluções democráticas que, desde o século XVIII, percorreram a Europa, como a revoluções de 1848, a Comuna de Paris (1871) ou a revolução republicana em Portugal de 31 de Janeiro de 1891. Simboliza a luta dos povos pelos grandes ideais de Igualdade, Faternidade e Liberdade. Na versão popular simboliza os sacrifícios do povo português ao longo da sua história.

Esfera armilar: Emblema do rei D. Manuel I (1469 -1521) e que desde então esteve sempre presente nas bandeiras de Portugal. Simboliza o Universo e a vocação universal dos portugueses. Na versão popular simboliza os descobrimentos portugueses.

Escudo: O Escudo de Armas remete para a fundação de Portugal. Simboliza a afirmação da cultura ocidental no mundo, e em particular dos seus valores cristãos. Os castelos, quinas e os besantes evocam conquistas, vitórias e lendas ligadas à fundação de Portugal por D.Afonso Henriques (1109-1185).»
(Carlos Fontes)


Toda esta carga simbólica não deve ser esquecida. A bandeira de Portugal não é a bandeira de um clube de futebol, é a bandeira de um país. É como povo pertencente a Portugal que nos devemos organizar e unir de forma a apoiar a Selecção Portuguesa de Futebol que participa no mundial de futebol de 2006.
Devemos apoiar a selecção enquanto representantes de Portugal, enquanto "porta-voz" de um país, de um povo, de uma cultura, de uma história. Se assim for, já ganhámos, pois, estamos a apoiar a divulagação de quem somos, da nossa identidade enquanto Portugueses.

É em torno da bandeira Portuguesa que se têm verificado algumas iniciativas de união e apoio á nossa Selecção. Um bom exemplo disto foi a Bandeira de Portugal formada no Estádio Nacional, no dia 20 de Maio de 2006, por mais de 18 mil mulheres.


Esperemos que este tipo de união perdure para além do mundial de futebol.

Não descurando o mundial de Futebol que já se iniciou no passado fim-de-semana, já teve lugar o primeiro jogo de Portugal. Este jogo teve lugar ontém, Domingo, 11 de Junho; A Selecção de Portugual venceu a Selecção de Angola por 1-0.
Espero que esta tenha sido a primeira de muitas vitórias.

Força Portugal!!!

0 comments: